Galeria Oriente recebe mostra ” Extemporânea” de Gabriela Gusmão

16 de março de 2017

A charmosa Galeria Oriente, situada na Glória, vai receber a partir do próximo dia 25 de março, a mostra individual “Extemporânea”, de Gabriela Gusmão com curadoria e texto de Caroline Koebel. A artista, que se inspira no cobre como fio condutor de suas obras, vai expôr cinco pinturas que foram produzidas durante dois períodos de residência da artista em Veneza, na Scuola Internazionale di Grafica Venezia.

Durante a sua residência, a artista, que explora a relação entre natureza, espaço urbano e dimensão temporal, trabalhou em cima de um processo fotográfico sobre a chapa de cobre, criando assim uma matriz que gerou as 16 monotipias da suíte “Segunda Deposição”, com a releitura da histórica cena “Descida da Cruz”, retratada em vários momentos da história da arte por mestres da linha de Caravaggio, Rogier Van Der Wayden e Peter Paul Rubens.

“O interesse pela ‘Descida’, em meio a tantas cenas religiosas retratadas na história da arte, repousa na minha inquietude sobre a imagem da cruz a que permanecemos atados. A ‘Segunda Deposição’ surge de um desejo de libertação simbólica” revela Gabriela, que mantém em suas monotipias,  duas escadas, uma para cada milênio, que segundo a artista é um convite à libertação da culpa e do pecado.  Outro destaque da mostra é a suíte “Madonna Extemporânea”, de 2015 que Nasceu de uma escultura em arame de cobre que se multiplicou em 12 obras em papel, quatro em chapas de cobre e uma escultura em vidro murano. Os demais trabalhos que compõem a individual são os recentes XIS desenhos esculturais de fios de cobre sobre papel e uma instalação com o mesmo material dos desenhos.

 

Para quem não sabe, a artista também é autora dos livros “Rua dos Inventos” e “Vírgula no Infinito”, com exposições nacionais e internacionais, Gabriela foi contemplada pelo Edital Prêmio Arte Monumento Brasil, em 2016, para realizar a escultura “Nova Chama”, no espaço público de Nova Friburgo, cidade localizada na região serrana do Rio de Janeiro.

QUANDO: De 25 de março a 29 de abril

ONDE: Galeria Oriente – Rua do Russel, 300 / 401, na Glória – (21) 3495.3800

QUANTO: Entrada franca



COMENTÁRIOS DO POST

Obrigado a todos vocês pelos comentários! Eu leio cada um e, se necessário, respondo com muita satisfação.
Então, por favor, deixe todos os seus pensamentos abaixo :)
Helen Pomposelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *